Bolg com intuito de promover a discussão sobre a Arquivística e assuntos ligados a ela. Criado depois de se verificar que poucas são as listas abertas de discussão na área.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Congressos e Custos
No próximo mês de junho, haverá o Congresso Brasileiro de Arquivologia. Organizado pela AAB.
O que posso reparar é, não no programa do congresso, na organização e nas formas de contatos, tudo parece na mais perfeita ordem. O que chama nossa atenção é o custo efetivo do congresso.
Se vc é sócio (que custa tem um custo anual) terá de arcar com R$ 250,00 (sendo estudante, o menos custo) e se ainda quiser fazer seminários ainda terá de adicionar mais custos para cada um.
Onde vamos parar? Os Arquivistas da AAB acham que estudantes tem essa grana disponível ? Fazemos estágio sim, mas muitas vezes essa grana fica revertida a financiar as passagens para a própria faculdade, ficam nos livros, nos lanches, nas xérox e outros custos adicionais.
Creio que na maioria das vezes os congressos possuem mais de 50% dos participantes de estudantes, mas neste custo efetivo alto, não posso afirmar que isso será concretizado.
Acho que o custo de estudante deveria ser menor, ou ainda isento se o aluno é cotista, deveriam ter formas de solicitar isenções ou benefícios maiores a alguns associados e estudantes. não seria interessante uma politica de filiação em massa? Algo como primeira anuidade gratuita para estudantes da rede pública (faculdade públicas), se o estudante achar vantajoso continuar sócio, tenho certeza que irá fazer o possível para continuar na associação, se ele efetivamente receber convites, contatos, cursos e seminários-gratuitos para associados, talvez quem sabe ter uma revista interna para publicações de associados, de tiragem limitada onde cada um teria direito a um exemplar (pode ser tiragem pequena 2 no por ano...)
Acho que seria viável termos algumas modificações, afinal, congresso vazio é conhecimento não difundido, o que justamente não faz parte do objetivos da arquivistica, que é difundir as informações para que se obtenha conhecimento e creio que é justamente este o foco dos congressos, inserir o arquivista e o estudante de arquivologia no mundo das discussões acadêmicas e tornar este participativo da construção de uma Arquivistica Brasileira de qualidade !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pelo que percebo a proposta de Blog é de peso, pois apresenta mais um excelente tema para discussão.
ResponderExcluirDe fato temos que questionar a respeito destes custos, principalmente, porque são em eventos como estes, que nós alunos, podemos encontrar divulgação de excelência em termos de atualidade para nos orientar como futuros profissionais, bem como lançar-nos aos desafios que há de ficar para nossa geração de arquivistas resolver ou pelo menos termos que lidar com a questão.
A ideia do cotista relacionada aos alunos pode vir a ser viável. E com certeza se apresenta como incentivo. Talvez seja hora de nós alunos nos organizarmos a respeito desta questão, E, inclusive propor tais medidas para a AAB, e demais associações.
Lembrando que começa hoje o III SEMARQ, e vai até sexta com o tema o “Tendências e perspectivas na arquivologia”; e se desenvolve em três sub-temas: Tecnologia na arquivologia, Arquivos médicos e a Educação em arquivologia.
Gilberto da Silva Martins
Graduando em Arquivologia da UFF
Técnico em Administração formado pelo Senac
Auxiliar Administrativo de Arquivo de Assuntos Regulatórios
Empresa: Laboratórios B. Braun S.A.